
Seja bom-vindo à nossa Escola !
EDUCAÇÃO
INFANTIL
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.
endino
fundamental i
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.
ensino fundamental ii
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.
ensino
médio
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.
Escola que Sente, Escuta, Acolhe
Arteiros 2023
Da tela da TV para as telas de pintura
Este ano, com base no Projeto Macro de 2023 “Teledramaturgia Brasileira”, a Exposição ARTEIROS uniu elementos e posicionamentos artísticos com o fantástico mundo da ficção agregando magias, verdades, razões e pensamentos críticos através da linguagem da ARTE. Através do processo de estudo e pesquisa, as conexões das artes visuais foram se estabelecendo com as artes cênicas. Novelas brasileiras consagradas e de roteiros atemporais foram lembradas, como Saramandaia, Avenida Brasil, Império, Pantanal, entre outras. Programas infantis como TV Colosso e o musical Saltimbancos também fizeram parte do processo criativo, além de minisséries como Um só Coração que conta especificamente os detalhes da organização e acontecimento da Semana de Arte Moderna, ocorrida em nosso país e 1922.
Os artistas inspiradores da Exposição ARTEIROS 2023 nas turmas da Educação Infantil foram: Jeff Koons, com o seu curioso e contemporâneo “Ballon Dog”, e Gustavo Rosa e Luciano Martins, com seus gatos de linhas retas e do mundo da publicidade.
No Ensino Fundamental, as referências foram: Tarsila do Amaral e sua obra “Família”, Militão dos Santos representando a Arte Naïf, Vick Muniz com sua obra e seu documentário “Lixo Extraordinário”, J Borges e suas artes de Xilogravura, Ivan Cruz retratando a infância, Yayoi Kusama e sua admirável obra do universo das bolinhas coloridas, Fernando Botero e seus retratos volumosos, Coletivo de Artista indígenas GRUPO MAHKU, do Acre, evidenciando uma arte indígena feita por indígenas e João Sebastião Francisco da Costa representando a cultura e as texturas pantaneiras.
Para as turmas do Ensino Médio, os artistas abordados foram os modernistas oriundos da Semana de 1922, como Anita Malfatti e Di Cavalcanti e posteriormente Tarsila do Amaral. Além destes, a cultura marroquina esteve presente através das mandalas coloridas e simétricas. E no Terceiro Ano do Ensino Médio, a prática do “Vale a pena ver de novo”, onde os alunos escolheram representar o que queria levar para casa como registro e memória das últimas aulas de arte do Ensino Médio.
Professora Fabíola Garcia
Graduada em Educação Artística
Pós-Graduada em Ensino de Arte
Mestranda em Arte pela UFMG
























