ensino médio

Ensino Médio

O Ensino Médio deverá possibilitar ao educando a perfeita integração à nossa sociedade moderna, principalmente no que se refere às novas tecnologias e às mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos, exigindo da escola um perfeito dimensionamento dos conceitos contemporâneos de cidadania e trabalho.
Priorizamos, então, a formação geral, o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar e formular, ao invés do simples exercício de memorização.
A educação deverá pautar-se pelo equilíbrio de todas essas funções equivalentes, permitindo aos educandos seu desenvolvimento pleno como seres pensantes e sociais.  A formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa; o aprimoramento da pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;  a preparação e orientação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo  o desenvolvimento das competências para continuar rendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos.
Sabedores que somos que a Sociedade Moderna não garante uma homogeneização das oportunidades sociais, devemos ter em mente que o conhecimento é o instrumento principal para o preenchimento destas “lacunas sociais”  visando, não apenas, o engrandecimento do indivíduo, mas também a sua capacidade em lidar e conviver com a desigualdade social, formando-se, no futuro, cidadãos conscientes dessa tensão social, e que saibam lidar como mediadores competentes, como seres inseridos dentro de um contexto social a ser depurado, deixando-se de lado visões meramente casuísticas ou egoístas.
Ao buscarmos tais objetivos, alicerçamos nossa pedagogia em pilares bem definidos do saber.

Currículo básico: Português, Literatura, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, Filosofia, Sociologia, História, Língua Estrangeira (inglês e espanhol), Arte, Educação Física.

No 3º ano, a carga horária é extensa, com aulas à tarde, para a preparação para as provas de acesso à Universidade. A orientação de carreiras é feita com conversas em grupos e visitas a Universidades e locais de trabalho desejados pelos alunos.

Línguas Estrangeira
A Officina do Saber oferece no currículo escolar Inglês e Espanhol como línguas estrangeiras.

Práticas Pedagógicas
Propõe uma ação pedagógica transdisciplinar e contextualizada:

Problematização – os alunos solucionam problemas e desafios para além do treinamento com modelos prontos. Com conteúdos do currículo, procura-se enriquecer as experiências e ações do aluno para que enfrentem os problemas de forma própria e original.

Grade curricular

Alguns Projetos do Ensino Médio

Gincana da Matemática e das Letras

Feira de Ciências

Feira do Conhecimento

Orientação Vocacional

Visitação aos Campus