enem

O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido aos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio ou que já o concluíram em anos anteriores.
Em 2009, o Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação desse exame, que passou a ser utilizado como forma de seleção unificada nos processos seletivos das Universidades Públicas Federais.
As universidades possuem autonomia e têm quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:
• como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
• como primeira fase;
• combinado com o vestibular da instituição;
• como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Além disso, o Novo Enem buscou assegurar ao aluno indicadores referenciais de autoavalia¬ção, tendo como ponto de partida os cinco eixos cognitivos: I – Dominar linguagens (DL); II – Compreender fenômenos (CF); III – Enfrentar situações-problema (SP); IV – Construir argumentação (CA); V – Elaborar propostas (EP) e as 30 habilidades que estruturam cada uma das quatro áreas do conhecimento do Exame: 1 – Lin¬guagem, códigos e suas tecnologias; 2 – Matemática e suas tecnologias; 3 – Ciências da natureza e suas tecnologias; 4 – Ciências humanas e suas tecnologias.

DICAS PARA UM BOM DESEMPENHO NAS PROVAS DO ENEM

O Enem tem se tornado um fantasma que persegue os estudantes. São tantas as matérias e às vezes tão pouco tempo para estudar para a prova do Enem.
O que realmente é importante para o Enem é a capacidade de ler e de interpretar do aluno, então decorar realmente não ajuda muito, porque nas provas do Enem os temas sempre são abordados de uma maneira que o candidato seja forçado a demonstrar o que ele realmente aprendeu durante sua vida estudantil. Ou seja, não é só decorar uma fórmula ou outra, tem que saber pra que ela serve e como deve ser usada.
Mas o que estudar para Enem?
Se o nome é Exame Nacional do Ensino Médio, nada mais coerente do que estudar as matérias do Ensino Médio, isso é muito abrangente, mas é a realidade, as questões do Enem abrangem vários temas em apenas uma questão, então o certo mesmo é dar uma boa lida nos cadernos velhos que irão ajudar bastante.
Outro ponto importante na prova do Enem e que pesa bastante no resultado final, são as redações do Enem que valem muito! Portanto estude bastante as técnicas de como fazer uma boa redação para o Enem e fique por dentro de todos os assuntos da atualidade que envolvem política, economia e meio ambiente, pois certamente a redação do Enem exigirá o conhecimento sobre um desses assuntos.

NO DIA DA PROVA

O Enem sempre foi uma prova desgastante pela quantidade de informações a serem interpretadas e, consequentemente, pelo tempo gasto para sua realização. Com o atual formato da prova, os alunos encontram dificuldade para executá-la na íntegra, devido, principalmente, ao grande número de questões. Por isso, algumas dicas se fazem necessárias:
• O aluno não deve perder muito tempo em uma única questão. É preferível “saltar” uma questão a deixar que ela lhe “roube” um tempo maior ao que fora previsto para sua resolução.
• Alguns enunciados de questões são muito extensos, por isso, o aluno deve realizar, primeiramente, uma leitura rápida de tais enunciados. Caso, depois da leitura do comando da questão, o aluno sinta falta de alguma informação, ele poderá efetuar uma releitura. Será inviável ler todos os textos da prova detalhadamente.
• O aluno não deve se afligir ao encontrar fórmulas ou informações que lhes são desconhecidas, pois, muitas vezes, o próprio texto da questão explicará o necessário para a sua resolução.
• Como a redação tem um valor de 50% da nota, sugerimos que o aluno dispense um tempo de uma hora, e não menos que isso, para a produção de seu texto.

SUGESTÃO DE COMO DIVIDIR O TEMPO

PROVA I
Ciências humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias.
O tempo total da prova será de 5h30min, assim distribuído (sugestão):

TEMPO TOTAL – 270 min
Nº DE ÍTENS (QUESTÕES) – 90
TEMPO MÉDIO PARA RESOLUÇÃO DE CADA ÍTEM – 2,6 min
TEMPO MÉDIO PARA MARCAÇÃO DO CARTÃO RESPOSTA – 30 min

PROVA II

Redação, Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias
Essa etapa ocorrerá em um tempo total de 4h30min, assim distribuído (sugestão):

TEMPO TOTAL – 330 min
Nº DE ÍTENS (QUESTÕES) – 90
TEMPO MÉDIO PARA RESOLUÇÃO DE CADA ÍTEM – 2,6 min
TEMPO MÉDIO PARA MARCAÇÃO DO CARTÃO-RESPOSTA – 30 min
TEMPO MÉDIO PARA REDAÇÃO – 60 min