ensino fundamental

ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental tem como objetivo geral a construção do conhecimento da criança de maneira integrada e global, favorecendo prioritariamente os processos de construção da identidade e de sua autonomia nas diversas linguagens: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.

ENSINO FUNDAMENTAL I

Passagem do pensamento intuitivo para o operatório-concreto. As operações mentais se apóiam na experiência concreta. Período do jogo com regras, consideradas absolutas porque ainda referidas a um pensamento egocêntrico.
As atividades enfatizam a construção de competências cognitivas através da reflexão crítica e da relação com questões socioculturais. O acesso ao saber institucionalizado e a sistematização das informações convivem com projetos pedagógicos com contexto significativo.
No 1º ano leva-se em conta a necessidade de preparar os alunos para os procedimentos do Ensino Fundamental.
O currículo, a partir do 2º ano, abrange Português, Matemática, História e Geografia, Ciências Naturais, Inglês, Filosofia, Artes e Educação Física.

PROJETOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

PERMANENTE
LITERATURA VIVA
GINCANA DA MATEMÁTICA E DAS LETRAS
FEIRA DE CIÊNCIAS
FEIRA DO CONHECIMENTO
POESIA
MINI PROJETOS

ENSINO FUNDAMENTAL II

Passagem para o pensamento operatório-formal, início da capacidade de abstração, do pensamento por hipóteses. Descoberta de nova relação entre o real e o possível. Começa a adolescência com as questões relativas à construção de identidade, vida coletiva e singularidade. A transdisciplinaridade é a base do desenvolvimento de projetos neste segmento.
Currículo básico: Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira ( Inglês/ Espanhol), Arte, Oficina de Escrita, Ética e Cidadania, e Educação Física. A informática é usada transversalmente pelas disciplinas.

PROJETOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

GINCANA DA MATEMÁTICA E DAS LETRAS
FEIRA DE CIÊNCIAS
FEIRA DO CONHECIMENTO
MINI PROJETOS