educação infantil

Construir, conquistar, perceber, ampliar, experimentar: o eu, o outro, o mundo, cheirando, ouvindo, tocando com as próprias mãos e os próprios pés. Para criar asas e voar longe, pelos caminhos do conhecimento..

FUNCIONAMENTO

As turmas que compõem a Educação Infantil funcionam no turno da tarde.
Existe um espaço recreativo exclusivo para essas turmas, embora elas utilizem toda a escola, também com o objetivo de interagir com crianças de outras séries.
A carga horária oferecida é de 4 horas por dia, de 2ª à 6ª feira. As aulas têm início às 13:00 e término às 17:00.

ÁREAS DE CONHECIMENTO

Língua Portuguesa
Matemática
Ciências sociais e naturais
Inglês (Maternal III, 1º Período, 2º Período).
Educação Física
Música

AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO

O currículo se concretiza através de Projetos, onde os conteúdos são trabalhados de forma integrada. Nesta ação pedagógica, o processo de construção de conhecimento das crianças está relacionado às praticas vividas.
A partir de uma questão real, e problematizada, as crianças se envolvem numa intensa busca de conhecimentos e estabelecem diversas relações, ampliando suas idéias sobre um assunto específico.
Essa vivência serve de referência para outras situações, pois possibilita que as crianças decidam, opinem, debatam, sejam co-responsáveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do Projeto.
O processo de aprendizagem de cada criança é acompanhada de forma sistemática e contínua, o que permite que ela tenha cada vez mais consciência de suas conquistas e possibilidades de avanço.
Neste ciclo, encontramos a primeira fase da socialização, do desenvolvimento da identidade e da autonomia. As atividades planejadas priorizam o lúdico, favorecendo a expressão do sentimento, instigando a curiosidade, propiciando as descobertas e aprendizagens significativas. Por isso, damos especial atenção aos espaços de brincar, pois é, através do faz de conta que as crianças descobrem e re-significam novos valores, sentimentos, costumes e papéis sociais.
Os espaços das salas de aula são organizados de modo a favorecer a interação entre as crianças e com objetos que estimulem o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para assimilação dos conteúdos da realidade cultural.

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

As crianças da Educação Infantil  estão, muitas vezes, tendo seu primeiro contato com uma instituição escolar. Neste período é muito importante estabelecer uma estreita relação entre família / escola. Por isso, planejamos, cuidadosamente, atividades que proporcionem a cada criança estabelecer relações de confiança, sentindo-se segura, o que favorecerá a aquisição de aprendizagens.
Consideramos importante a participação da família durante este período, para que possam identificar as diferenças entre as relações familiares e institucionais e compreendam com mais clareza quando e como cooperar neste processo.

PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL OFFICINA DO SABER

A Educação Infantil constitui-se em um dos mais sérios propósitos humanos. Auxiliamos na construção da personalidade de seu filho e temos consciência da importância desse ato. Por isso, a Officina do Saber visa:

>> ORIENTAR: o desenvolvimento integral de seu filho, oportunizando e facilitando a descoberta de si mesmo e do mundo que o cerca;

>> INTEGRAR: os pais ao processo ensino-aprendizagem, construindo assim uma relação de troca entre família e escola;

>> CRIAR: um ambiente de afetividade e segurança onde o seu filho, através de suas experiências significativas e brincadeiras, possa expressar seus pensamentos, sua imaginação e criatividade.

>>ADAPTAÇÃO:  Elaboramos um plano de adaptação individualizado para cada criança que acolhemos, levando em conta as características e necessidades do seu filho em cada etapa do seu desenvolvimento.

>>ROTINA:  A rotina na Escola Infantil tem como objetivo principal organizar o tempo e o espaço dos nossos alunos no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, a Officina do Saber oferece um ambiente organizado e estimulante através de sua rotina, levando o seu filho a um crescimento significativo nas áreas sócio-afetiva, cognitiva e psicomotora. Buscamos atingir uma educação de qualidade e formar cidadãos críticos, inventivos e descobridores.
A nossa rotina transcorre em um ambiente afetivo e tranqüilo, atendendo integralmente as necessidades básicas da criança, como higiene, sono, alimentação e brincadeiras.

>> FILOSOFIA: É com base na infância que somos construídos. Acreditamos que ninguém consegue se conhecer e conhecer o mundo se não interagindo, pois a experiência e o brincar são o alicerce da nossa aprendizagem. O atendimento individualizado é uma de nossas principais preocupações, pois acreditamos que somente quando uma criança é olhada de forma única, pode desenvolver-se adequadamente. Assim buscamos, com afeto e integração, auxiliar nossas acrianças a tornarem-se indivíduos seguros e participativos.

>>ATIVIDADES: Com base em nossa filosofia, juntamente com as nossas atividades de rotina, oferecemos ao seu filho aulas de Educação Física, , Artes, Inglês e Atividades Lúdicas (faz de conta) (psicomotricidade, música), fazendo dessas atividades oportunidades únicas de aprendizagem, divertimento e construção de novas amizades. Atividades pedagógicas inseridas dentro dos projetos pedagógicos (Projeto permanente, Roda literária, Pomar, MPB).

>>ALIMENTAÇÃO: Acreditamos que com incentivo e partilha, a criança criará o hábito de apreciar o gosto pela fruta, alimento considerado muito importante Para isso, contamos com a rotina diária da “hora da fruta” acreditamos assim que a criança que não aprecia, ao ver o colega, ocorrerá a troca.

>> INFRA-ESTRUTURA: A Escola Officina do Saber oferece uma infra-estrutura completa, contando com salas de aula adequadas, brinquedoteca, refeitório, pátio coberto, parque ao ar livre, caixa de areia, sala de informática, atelier com recursos para o faz de conta – pintura e outros, cinema, secretaria, cozinha, distribuídos em um amplo espaço físico.

>> PROJETOS
• Permanente
• Literatura Viva;
• Feira de Ciências;
• Feira do Conhecimento;
• Pomar;
• Poesia.

>> A EQUIPE OFFICINA DO SABER: Está em constante formação através de encontros, e reuniões semanais. O corpo docente se destaca por competência e iniciativa de pesquisa constante. Com essa equipe interdisciplinar objetivamos um atendimento global e uma maior qualidade de vida para nossas crianças e suas famílias.

>>OBJETIVO: Ao término da Educação Infantil, graças à conjunção desses recursos, espera-se que o aluno esteja bem preparado para o próximo ciclo: o Ensino Fundamental.