propostas pedagógicos

A realidade escolar da Escola Officina do Saber, encontra-se inserida em um contexto de alunos exigentes de uma educação abrangente e pluralista. Almejamos alcançar nossos objetivos inserindo a escola dentro de um padrão não só pedagógico, mas de infra-estrutura condizente com os anseios de nossos clientes/ pais e responsáveis.

Nossos docentes tem seus trabalhos fixados em metas instituídas por essa direção e revisadas periodicamente quando necessário. Cumprem assim prazos e planejamento supervisionados por nossa diretora e também por duas assessoras pedagógicas, todas com graduação a nível de pós-graduação e alguns com mestrado e doutorado. Objetivamos assim uma depuração constante do nosso padrão de ensino, baseado na troca de informações. Para alcançarmos tal intento, promovemos grupos de estudos semanais dos quais participam nossas assessoras pedagógicas e nossa supervisora, assim como o corpo docente, dividido, para fins metodológicos, em Educação Infantil e Ensino Fundamental. Quando preciso, também promovemos reuniões individuais com o professor onde será abordado um assunto específico no caso de detectarmos uma determinada situação-problema.

Trabalhamos com livros didáticos que são escolhidos em reuniões com os professores no ano anterior, e entendemos que, pedagogicamente, é preferível esta opção à adoção de apostilas ou firmar convênios com outras instituições de ensino. Achamos que desse modo, podemos cooperar mais com o professor nos aspectos de pesquisa científica e metodologias aplicadas às suas respectivas séries, oferecendo-lhes um leque maior de oportunidades em se explorar o conteúdo curricular obrigatório. Gostaríamos de, no futuro, também montar apostilas próprias, que serviriam como um material de apoio às matérias.

Preferencialmente buscamos trabalhar com um corpo docente de capacitação mínima de curso superior, ou em andamento, privilegiando e incentivando os profissionais com pós-graduação e mestrado.

Temos também absoluta certeza do papel importante da família no aprendizado de seus filhos, portanto fazemos de tudo para que os pais sintam-se seguros e estimulados a participar das tarefas de suas crianças. Para tanto promovemos diversos encontros e eventos em nosso Calendário Pedagógico, nos quais os alunos expõem todo o conhecimento adquirido em sala de aula de uma forma artística. São eventos abertos ao público em geral como a Noite da MPB, Noite do Artista Plástico e Festa da Familia, com a apresentação dos Projetos Pedagógicos trabalhados em sala de aula durante o ano letivo. Em cima desses eventos, além de outros, como excursões, livros escritos pelos próprios alunos, jornal e outras atividades extras como acampamentos e excursões, estamos sempre buscando reforçar nossos laços de amizade com os pais, pois prezamos e muito o caráter afetivo na evolução do aprendizado. Quanto a este último aspecto, temos obtidos excelentes resultados, principalmente junto aos nossos alunos que costumam afirmar sempre que estão muito satisfeitos com sua escola.

Nossa linguagem pedagógica-filosófica apóia-se em bases construtivistas, e metodologicamente na pedagogia de projetos. Acreditando no homem como ser histórico que vive numa intensa busca, fazendo e refazendo seu saber constantemente, procuramos mostras aos nossos alunos, através de várias situações, que o grande prazer de estudar está diretamente ligado ao ato de pesquisa, de leitura, de discussão e interação com o mundo. Para que isso realmente aconteça, é necessário que o professor conduza o processo da construção do conhecimento de maneira ilimitada e prazerosa, indicando pistas que levem à descoberta da História, da Geografia, da Ciência, das Línguas, da Arte, enfim, das invenções e evolução da humanidade.

Percebendo essa evolução, nossas crianças serão capazes de descobrira importância do seu papel, e também do outro, na construção dessa “História”. Como a proposta pedagógica da Escola fundamenta-se no processo de construção de conhecimento do aluno tendo como base o sócio-interacionismo, optamos pela PEDAGOGIA DE PROJETOS, que possibilita a interdisciplinaridade, desde as turmas da educação infantil ao ensino fundamental.

OBJETIVOS

Nosso trabalho traz uma nova perspectiva para se entender o processo ensino aprendizagem, tendo em vista o re-significado do espaço escolar, de modo que ele esteja realmente voltado para a formação de sujeitos ativos e participativos. Todo conhecimento passa a ser construído na relação do indivíduo com o universo em que vive, sendo, portanto, impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais presentes nesse processo. As crianças ficam envolvidas com o trabalho e são co-responsáveis por ele e pelo desenvolvimento do mesmo.
Aguçamos assim a curiosidade de nossos alunos. A pesquisa passa a ser atitude cotidiana entre as crianças. Assim como os alunos, os professores também estão em constante pesquisa. Os conhecimentos não se restringem portanto à repetição dos outros, mas supõem a produção de conhecimento próprio.
Pensando e agindo dessa forma, a Officina acredita estar contribuindo para a formação de seres verdadeiramente humanos, críticos, pensantes e atuantes, capazes de interferir no processo sócio-cultural do país.