o colégio

 

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

 

Rubem Alves

 

A Escola “Officina do Saber” é integrante da Rede Particular de Ensino, localizada na Av. Machado de Assis, 172 em Carangola, MG.

Foi criada em 05/02/96, com uma sala de Maternal, tendo como seu primeiro endereço a rua Antônio Themudo, 182. Em 1997 foi transferida para um prédio na rua Cláudio Manuel, 154, onde funcionou até dezembro de 1999. Em janeiro do ano 2000, foi instalada na Rua Caparaó, nº56. Em 2005 passou a funcionar com turmas a partir da 5ª série.

Mudou-se em definitivo em setembro de 2008 para o seu endereço atual onde hoje funciona com turmas do Maternal ao Ensino Médio.

Acreditamos no homem sim, como um ser absolutamente social, que vive em sua vida uma constante busca por saberes afetivos e intelectuais.

Nesta crença, do ser social, encontramos o embasamento teórico necessário às mediações das salas de aula.

Parâmetros bem definidos de desafios, amparados pelo universo lúdico presente no inconsciente de todos nós, impulsionam a prazerosa atividade do estudo através da contínua tarefa de se pesquisar e descobrir.

Abrimos assim um leque de ofertas às mentes pensantes de nossos queridos alunos, habilitando-os através da leitura, discussão e interação com o mundo ao reconhecimento e aceitação das diferenças, necessidades e oportunidades de crescimento ético e moral. Pensando, agindo e interagindo dessa forma, a Officina do Saber acredita estar contribuindo para a formação de seres verdadeiramente humanos, críticos e atuantes.
Officina, palavra que traz em seu cerne a idéia: “lugar onde ocorrem as mudanças”.
Officina do Saber, onde, artesanalmente, construímos pessoas felizes.